quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Certificado de conclusão do 2º grau - Enem 2010


Pra quem fez o ENEM-2010 com a intensão de receber o certificado de conclusão do segundo grau e está até o presente momento a "ver navios" sem saber como proceder para recebê-lo por falta de informações na página do ENEM-INEP , nós damos agora o procedimento a ser feito para que vc possa enfim por a mão em seu certificado de conclusão do segundo grau.

Em primeiro Lugar vc deverá atentar para as seguintes informações :

Voce deverá ter OBRIGATORIAMENTE !
- ter 18 (dezoito) anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem 2010;
- ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das quatro provas áreas do Enem;
- ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação.
- ter no ato da inscrição indicado a Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto/Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em que irá pleitear a certificação.
Se você tiver esquecido QUALQUER UMA destas opções e características acima NÃO ADIANTA ! Você NÃO receberá seu diploma de conclusão.

Muita gente teima em perguntar se pode usar a nota de um Enem anterior para substituir uma nota ruim neste enem , NÃO PODE. Assim como muitas pessoas que não atingiram os 400 nas 4 areas e os 500 em redação TEIMAM em perguntar se dá pra receber o diploma. NÃO RECEBERÃO ! É sem choro nem vela, 400 nas 4 matérias e 500 em redação ! Assim como muita gente no ato da inscrição não marcou a opção de usar a nota do enem para fins de certificação; se não marcou já era ! só no enem de 2011 agora !

Seguem os procedimentos para receber o diploma.

1º - Liguem para a entidade que vc escolheu para emitir seu certificado de conclusão ( xiiii... esquecí qual foi a que eu marquei ! - Então ligue para a secretaria de educação de sua cidade para receber as instruções de como proceder ) .

2º - No caso de muitos dos estudantes de Natal-RN ( aonde este blog nasceu ) escolheram a opção de certificação pelo IFRN. Portanto dirijan-se ao setor de protocolo do mesmo portando :

- Xerox da Identidade
- Xerox do CPF
- Xerox da certidão de nascimento ( ou casamento )
- Impressão da nota do enem comprovando suas notas ( acessem aquí para emitir as notas )
- Cartão de Inscrição no ENEM2010 ( não é obrigatório , mais é bom levar )

3º - Ao chegar lá preencham o requerimento para emissão do certificado de conclusão do segundo grau , anexem os documentos acima listados e aguardem 30 dias para voltar ao local e retirar o seu tão almejado diploma !

BOA SORTE A TODOS !